quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mankiko Imbumbavel - Geração 90s já ouviu falar

           
(Fatita - Mankiko)

  Mankiko Imbunbavel foi uma marca, nos princípios dos anos 90, no tempo que não tínhamos Playstation, Xbox, Internet, quando a Unita deixava cair postes, e a luz bazava mais bavazava mesmo...(ate hoje vai, nem sei quem deixa cair os postes hoje), Televisão era um objeto de Luxo,  epa em fim... nesse tempo nos o candengues da época e não só, encontrávamos no Jornal de angola, entretenimento nas estórias de Mankiko imbumbavel.

Mankiko era uma serie em banda desenhada que saia todos os dias no Jornal de Angola, eu lembro que era assinada por Sergio Piçarra, e outros cartunista mais. A serie tinha estória do Mankiko o tal Imbumbavel. Mankiko era uma sátira do típico Luandense, sempre armado em vivo, passava a perna nos outros, não gostava de bumbar, tinha uma dama, que praticamente lhes sustentava, etc, era bom de se ler na época.

Creio que deve ter alguma coisa ainda ai na praça sobre o Mankiko, porque nos últimos anos, esse pessoal que faz Banda Desenhada, cresceu muito.

Simão Toco - Gerção 90s já ouviu falar.

 Essa é a primeira de uma série de post voltados, pra assuntos de áfrica, sobre tudo aqueles que a geração dos anos noventa muitas vezes ouve falar, e não faz Idea quem são.

Simão Toco nasceu em Fevereiro de 1918, no norte de Angola, em Quisadi quibango e é considerado um profeta africano. Iniciado muito jovem no culto baptista, numa linha de pensamento próxima de Simão Quimbangu. Ele funda um movimento religioso inicialmente denominado “Kitawala” e que persegui-a sobretudo o poder colonial Belga no Congo, onde vivia pouco antes da independência deste.


Fundação da igreja toquista, ocorre em 25 de julho de 1949 e o que assinala o nascimento deste movimento, é a narrativa da descida do Espírito Santo sobre Simão Toco e seus companheiros, numa noite de oração, quando estes começaram a tremer, falar em línguas desconhecidas e citar passagem da Bíblia, notadamente Actos I e II.


Uma vez presos e deportados pelo regime belga e entregues ao governo Português, em 1950, o movimento tocoísta adquiriu uma nova dimensão. Simão Toco e seus aderentes foram espalhados por diversas partes do território angolano, no intuito português de enfraquecer o movimento. Todavia, este espalhamento (que incluiu sucessivas transferências de Simão Toco para várias regiões do país) resultou na disseminação da doutrina tocoísta, tornando o movimento trans – étnico e nacional e não apenas de carácter bakongo/angolano.

As características da doutrina tocoísta eram basicamente a de recusa do regime colonial, sem no entanto estabelecer uma ruptura a nível político com este regime, adoptando uma postura de obediência às autoridades e de dedicação ao trabalho e aos estudos, com ênfase no aprendizagem da língua portuguesa. A separação (espiritual) operada pelo grupo religioso do “mundo dos brancos” foi acompanhada do rompimento com alguns valores tradicionais, sobretudo relacionados às autoridades tradicionais.

Esta atitude indica a vontade de alheamento do grupo religioso tanto do sistema burocrático colonial (mundo dos brancos) como do sistema “costumeiro” (poder tradicional).
Neste caso, a importância dada às mulheres na hierarquia da igreja, a proibição da poligamia e a adopção de algumas regras de vestimenta (à ocidental), corte de cabelo e uso de símbolos de identificação indicam esta posição refractária ao sistema tradicional e de criação de um grupo à parte.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Man Dudas 100 Fato e Gravata

 No passado fim de semana (24/09/2010), o Semanario Folha8 publicou uma entrevista de uma suposta filha do Presidente da Republica Jose Eduardo Dos Santos (http://folha8.blogspot.com/), que ele teria feito na epoca que morou no Congo.

Mas  a graça dessa polemica toda, esta na reação tão rápida, mais bwe rápida  mesmo que o kota teve, o mambo foi no sábado, na Segunda de manha ele já deu uma entrevista sobre esse assunto, nem ja quando  unitel mandou aquelas mensagem do suposto golpe de estado o kota deu alguma dica na imprensa.

Mas aniway, no final de tudo o kota que geralmente nunca fala, deu a entrevista mais infomal que eu ja vi dele, porra afinal o gajo e pessoa como nos, apesar dos bilingues que tentou nos dar, que na época não pensava e mboas e tal, não tinha namoradas, so pensava em estudar, e tal....(hehehehehee ) a malta vai fingir que acreditou. Seria Bom que o kota fosse assim descontraído todos dias meu, seria bom pra todos nos. ta aqui em baixo o vídeo confere ai...